Um paraíso chamado Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é uma pequena vila localizado na península do arquipélago está localizado na Bahia, mais precisamente no distrito do município brasileiro de Cairu – um dos dois municípios-arquipélago brasileiro, formado por 26 ilhas. Situado na Ilha de Tinharé, na Costa do Dendê e com clima ensolarado que predomina na Ilha.

Faz sol praticamente o ano inteiro e a temperatura varia entre 23 e 36 graus, possibilitando visita qualquer época do ano, sendo os meses de dezembro a fevereiro de maior fluxo de turistas. Já o mês de novembro é considerado melhor período para conhecer seus encantos porque antecede o verão e a Ilha está com um número menor de apreciadores. Os descontos também atraem pois costumam ser maiores.

As águas quentes do mar são mais um atrativo para os visitantes, principais os estrangeiros que se surpreendem com a temperatura acolhedora que é característica em nossas praias. Inclusive por Baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae) que de julho a outubro buscam nossas águas quentinhas para se reproduzirem. A De Boa promove passeios para que você possa se deleitar na observação desses mamíferos gigantes e encantadores.  

Como chegar em Morro de São Paulo?

Para chegar em Morro de São Paulo de Salvador, o viajante tem como opções as vias marítima, terrestre, semi-terrestre e aérea. Abaixo cada uma está descrita de forma detalhada:

Via marítima – Catamarãs e lanchas fazem o trajeto diariamente Salvador/Morro a partir do Terminal Marítimo de Salvador, próximo ao Mercado Modelo.

Trajeto feito em mar aberto. Quem não tem costume, geralmente sente enjôo

Via terrestre – Morro de São Paulo é uma Ilha, então o acesso terrestre só é possível até a cidade de Valença (município mais próximo), se pega uma lancha para chegar a Morro. A viagem pode ser feita através da BR 324, BA-091 ou BR 101.

Trajeto feito de carro pela BR. É o percurso mais distante.

Via semi-terrestre – Traslado do Hotel ou do Aeroporto até o Terminal Marítimo de Salvador onde se pega um barco até Mar Grande na Ilha de Itaparica, de lá embarca em um transporte até o Atracadouro Bonfim em Valença e então pega-se uma lancha rápida até Morro de São Paulo.

Parte do trajeto feito por terra e parte, pelo mar. É considerado o melhor traslado.

Via aérea – O Aeroporto Internacional de Salvador vôos diariamente para Morro de São Paulo via táxi aéreos licenciados pela Anac.

Feito de helicóptero ou taxi aéreo. Ótimas opções mas tem um custo alto.

                                                           *****

Nós da Deboa Turismo oferecemos as melhores opções para você chegar em Morro de São Paulo pelas vias terrestre e semi-terrestre. Dispomos de carros de passeio, vans, ônibus e embarcações seguras e confortáveis para transportá-lo até este paraíso baiano!

Opções de Hospedagem em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo possui uma ampla rede de Pousadas e Hotéis de valores variados. Existe ainda a possibilidade de se alugar imóveis mobiliados ou quartos em casas de moradores.  

Praias de Morro de São Paulo

As praias de Morro de São Paulo têm características paradisíacas: Águas transparentes, mornas, areias alvas e emolduradas por vegetação exuberante!

As principais delas são denominadas em ordem numérica e cada uma com suas particularidades e atrativos para determinadas práticas, à escolha do visitante.

Primeira Praia

A mais frequentada pela população local. É a menor de todas, com extensão de 315 metros, mas não menos bela.

Excelente para o surf e esporte radicais, além de uma linda vista do Morro e do Farol!

Segunda Praia

Ideal para a prática de mergulho com cilindro, aqui costuma acontecer o “batismo” dos mergulhadores. Os aventureiros encontram aqui uma tirolesa de 340 metros de extensão e 57 metros de altura. A vista durante o trajeto é de tirar o fôlego!

Uma das praias mais agitadas, oferece aos visitantes restaurante à beira mar com boa música e muita mordomia para você ficar De Boa durante o dia e à noite também!

Terceira Praia

Chegamos à Terceira Praia e neste cenário de àguas tranquilas, acolhe àqueles que buscam sossego. Recomendada para banho e descanso. Daqui partem as embarcações para a famosa “Volta na Ilha”.

Quarta Praia

Com 8 km de extensão, a Quarta Praia tem como marca a presença maior de Mata Atlântica com seus longos coqueirais e mangues. Suas piscinas naturais nos convidam a mergulhar junto com os peixes.

Aqui estão as Praias do Encanto, Praia de Guarapuá e Praia da Gamboa. A caminho desta última, durante a maré baixa, a Boa é aproveitar o banho de argila.  Essas são as praias mais afastadas, mas tão belas quanto as outras!

O que e onde comer em Morro de São Paulo?

Morro de São Paulo é visitado por pessoas de todas as nacionalidades. E, alguns turistas, chegaram à Ilha pra ficar. Isso enriqueceu ainda mais a gastronomia do lugar que, além de oferecer as iguarias típicas da Bahia como moquecas à base de azeite de dendê, vatapá, caruru, peixes, frutos do mar, acarajé e tapioca entre tantas outras delícias regionais, o visitante tem à disposição pratos da cozinha internacional.

Das comidas mais simples às mais refinadas, a oferta de sabores é ampla e variada para agradar a todos os paladares. O carro-chefe é a Moqueca de Peixe! Delicie-se!

O que fazer em Morro de São Paulo?

Aproveitar as praias é a primeira coisa que se pensa em fazer quando se está em Morro. Mas este paraíso oferece ainda mais! Cada praia tem sua particularidade e em uma delas o mergulho é uma prática bastante requisitada.

Já em outra praia, a opção para os mais os corajosos é descer de tirolesa. São 340 metros de percurso a uma altura de 57 metros, recompensados pela vista de ângulo incomum.

 Em terra firme, o passeio pela Vila para conhecer a Vila e a produção de artesanato dos nativos, assim como o Centro Histórico é uma bela pedida! Fundado sobre história pura, o viajante vai entender as percepções das primeiras pessoas a aportarem no lugar.

Ainda explorando o local, mas agora via mar, é possível dar a volta na Ilha, conhecer à sua vizinha Boipeba e ter a perspectiva dos navegantes ao chegar a esse paraíso.

Fim do dia? Outra opção para se deleitar é pôr-do-sol. Um cenário cinematográfico em cada praia onde se escolhe para vê-lo. O mais famoso deles é a Toca do Morcego. Pra se ter uma ideia, é comum depois que o astro desce completamente à linha do horizonte, os expectadores aplaudam o espetáculo.

À noite, a diversão fica por conta das festas, barzinhos, restaurantes e luaus regados a uma diversidade de sons, tons e sabores das bebidas e comidas ao gosto do freguês. De novo a Toca do Morcego é citado como o lugar que oferta as melhores baladas! Só escolher!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.