A De Boa Turismo leva você para a Chapada Diamantina com tranquilidade e segurança. Temos excursões saindo de Salvador para Chapada Diamantina em todas as épocas do ano. Seguimos o seguinte roteiro: As excursões saindo de Salvador para Chapada Diamantina iniciam na BR-324 (109 Km até Feira de Santana), depois a BR-116 (mais 72 Km até Paraguaçú) e a BR-242 (mais 219 Km até a entrada da cidade de Lençóis, que fica 12 Km adiante).

Confira fotos do Guia De Boa na Chapada:

A Chapada Diamantina é uma região de serras, protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina. A Chapada é situada no centro do estado brasileiro da Bahia. É na Chapada onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Estas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais. O parque nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Ponte sobre o Rio Lençóis, Chapada Diamantina.
Excursões saindo de Salvador para Chapada Diamantina levam você a conhecer a Ponte sobre o Rio Lençóis.

As excursões saindo de Salvador para Chapada Diamantina te levam a conhecer os Três Morrões

A Chapada Diamantina reúne variados atrativos naturais e culturais, no coração do Estado da Bahia. Roteiro certo para quem busca paz e tranquilidade ou para quem está atrás de história e aventura.

Roteiros Ecoturísticos

Morro do Pai Inácio

A 1.120 metros de altitude, o morro do Pai Inácio descortina a mais bela vista panorâmica da Chapada. São 360 graus de paisagem de tirar o fôlego, ainda mais na hora do pôr-do-sol. Uma subida de 300 metros, vencida em vinte minutos, leva ao topo do cartão-postal, que fica em Palmeiras, a 22 quilômetros do centro de Lençóis.

Partindo do Portal Lençóis à 30 km – Trilha média.

Gruta da Pratinha

Uma enorme piscina natural de águas cristalinas convida o visitante a um mergulho Para os mais aventureiros, pode ser realizado um mergulho dentro da gruta.

Partindo do Portal Lençóis à 75 Km – Trilha Leve

Cachoeira da Fumaça

É um espetáculo único no mundo pela grandiosidade e majestade do cenário, com 380 metros de queda livre, ela é a segunda mais alta do mundo. Em época de estiagem, de maio a setembro, ela fica com pouca água e o vento leva de volta as gotinhas formando a famosa “Fumaça”.

Partindo do Portal Lençóis à 80 km – Trilha Pesada

Ribeirão do Meio

Este é sem dúvida um dos passeios mais tranquilos e fáceis da região de Lençóis. Uma trilha bem aberta, esta piscina é servida por um escorrega de pedra, natural, onde locais e turistas podem descer sentados ou de pé (recomendado apenas para os mais experientes) direto na piscina.

Partindo do Portal Lençóis à 05 km – Trilha Leve

Serrano, Poço Haley e Salão de Areias

Entrando pelo Parque Municipal do Serrano, o visitante se depara com as piscinas naturais do Serrano, formações de pedra no chão por onde correm cachoeiras e rios. Estas piscinas naturais podem ser rasas como uma piscina de hidromassagem, ou fundas, com até 4 metros de profundidade. A água é escura, avermelhada, porém limpa. Caminhando na mesma trilha encontra-se o salão de areias, que são enormes pedras graníticas e arenito, em decomposição, de onde os locais tiram areias coloridas para montar lembranças dentro de garrafinhas. Continuando pela trilha chega-se ao Poço Haley que não apresenta grande fluxo de água.

Ao Lado do Portal Lençóis – Trilha Leve

Gruta da Lapa Doce

Uma extensa rede de cavernas gigantes com formações inimagináveis de estalactites e estalagmites. A caverna tem 850 metros abertos à visitação. A entrada da caverna tem 72 metros de altura, e o salão maior, 60 metros de largura. Lá dentro, formações inusitadas, propriamente batizadas pelos pesquisadores e locais. No passeio, percorre-se os 850 metros, saindo da caverna por outra entrada.

Partindo do Portal Lençóis à 70 km – Trilha Média

Rio Mucugezinho e Poço do Diabo

O rio Mucugezinho corre em alguns trechos sobre lajedos que formam tobogãs e poços. Entre eles está o Poço do Diabo, formado por uma queda d’água de 20 metros de altura. Local perfeito para a prática de esportes de aventura, como tirolesa e rappel.

Partindo do Portal Lençóis à 20 km – Trilha Leve

Poço Encantado

Localizado no município de Itaetê, a luz do sol, que atravessa o poço, revela águas de um azul indescritível e rochas a 40 m de profundidade. A luz azul refletida pelos vários minerais presentes na água, principalmente o magnésio, cria um espetáculo único dentro da caverna com o poço transparente, cujo fundo pode ser visto. Entre os meses de abril e setembro o fenômeno fica ainda mais interessante: o alinhamento da fenda com o sol faz com que os raios de luz atinjam o fundo do poço e se reflitam no teto da caverna.

Partindo do Portal Lençóis à 100 km – Trilha Leve